sábado, 16 de janeiro de 2010

A Primeira Vez a Gente nunca Esquece...

Bem, em primeiro lugar quero dizer pra todo mundo que estou muito feliz com os comentários! É bom saber que alguém lê o que a gente escreve, né?! Em segundo lugar, a internet da VIVO parou de pegar, então conectar é um drama! Muito difícil encontrar lan house e tempo hábil pra atualizar as coisas por aqui, então devo demorar um pouco entre um post e outro, tá?! E em terceiro, vou fazer um post só para os últimos dias... acumulou! Hehehe!.

Quebramos a "casca" que separa Ciudad del Leste do resto do Paraguai. Impressionante descobrir um país completamente diferente do que imaginamos quando pensamos no Paraguai apenas como Ciudad del Leste. Descobri um povo receptivo, educado e solícito, que eu chamaria de povo FOFO! Fiquei muito encantada mesmo.

Adorei Asunpción, limpa, organizada... Fizemos até umas farrinhas por lá. Uma delas num bar bem legal chamado Britania (frequentado por moradores da cidade e não turistas, por isso bem legal pra ir e conhecer gente). Lá conheci Nadia, muito simpática, que nos ajudou com uma pessoa que não estava muito bem (nomes não podem ser revelados, pacto de sangue!! Hahahaha!!). Ela é argentina, já morou no Brasil e agora está morando em Asunpción. Trocamos e-mails.

Tivemos dias bastante produtivos na cidade. Chegamos na quarta-feira, 13 de janeiro (dia do aniversário de mi hermana - parabéns Sissil - mas como o nosso acampamento cigano não se prolonga muito, na sexta à tarde fomos em direção a fronteira Paraguai - Argentina. Essa partida gerou uma polêmica por ser final de semana, pois alguns achavam que poderíamos descansar mais antes de pegar a estrada novamente. Acabou que a comissão organizadora decidiu que devíamos partir logo. Tivemos um grande atraso nessa saída por conta de compromissos assumidos de última hora e isso nos colocou na fronteira quase uma da manhã. Erro grave... Enfim, os guardas de fronteira do Paraguai nos cobraram um documento que o DNIT (Brasil) afirma que não é necessário para carro oficial. Muita conversa e uma multa depois nos liberaram, mas do lado argentino fomos barrados novamente porque nos exigiram um documento do consulado dizendo que não precisa desse documento que o DNIT diz que não precisa.

Aí você vê que a burocracia está em toda parte! Como é que integra esse negócio desse jeito, se é tão difícil passar por uma fronteira que se diz amiga?

Tivemos que voltar para o Paraguai às duas da manhã. Dormimos, se é que podemos dizer que dormimos mesmo, em Encarnación. Todos esgotados, com muita fome (a última refeição tinha sido o almoço) e preocupados com a passagem para a Argentina.

Mesmo com todo o cansaço, levantamos acampamento às 09 da manhã, tomamos um café reforçado e gostoso, (esquecemos Davi no hotel e voltamos pra pegar) e fomos ao encontro de Célia, que trabalha no consulado e nos atendeu com a maior presteza no vice-consulado brasileiro e nos deu esse documento para que pudéssemos partir.
Agora são 13:08h e ainda estamos aqui... tentando passar da fronteira da Argentina... Já são duas horas de espera e muita conversa entre Danilo, o mais diplomático da comissão organizadora e a guarda de fronteira argentina.

Esperamos conseguir passar logo pro outro lado para que possamos chegar com tempo pra uma folga em Montevideo. Até lá o nosso caminho será longo, incluindo uma volta ao Brasil.

Até a próxima parada!

Nenhum comentário: